GESTÃO DE RISCO, SEGURANÇA E ESTABILIDADE ESTRUTURAL

Integração, análise e gestão inteligente de dados para produzir informação que visam suportar e mitigar os riscos e incertezas associadas no monitoramento de ativos e estruturas

Slope Health Monitoring System

Gestão de risco, segurança e estabilidade estrutural. Alcançar estas condições é um desafio que empreendedores e responsáveis pelo monitoramento de estruturas geotécnicas buscam garantir diariamente. Para isso, uma grande quantidade de dados é gerada a partir de dispositivos e instrumentos dotados de sensores que visam aferir o comportamento  de tais estruturas. Em uma frequência de leitura elevada, até mesmo na ordem de segundos, é fundamental que essa grande quantidade de dados seja administrada de maneira adequada, por meio da coleta, integração, processamento e análise inteligente, de modo de que o máximo de informação possa ser extraída, no menor tempo possível, gerando conhecimento e melhor embasando o processo de tomada de decisão.

O Slope Health Monitoring System (SHMS) é uma plataforma modular para integração de dados, planejamento de atividade de monitoramento e inspeção e análise de dados, cujo foco é prover o máximo de informações contextualizadas possível, relativas às suas estruturas  e ativos, bem como a suas condições de contorno , e também de atividade de monitoramento e inspeção em campo, com o menor tempo possível – isso tudo de modo a minimizar os custos operacionais e financeiros inerentes e, sobretudo, oferecer mais controle e segurança nas operações de nosso clientes.

Monitoramento de Estruturas
Geotécnicos e Ativos

No contexto de gerenciamento de risco geotécnico em barragens e em minas, é essencial que se tenha acesso à maior quantidade de informações interpretáveis possível, relativas às estruturas geotécnicas, bem como às condições de contorno, e também de atividades de monitoramento e inspeção em campo. O SHMS é uma solução que foi desenvolvida para atender a essas e outras necessidades, oferecendo maior controle e segurança sobre as estruturas gerenciadas e, além disso, minimizando os custos operacionais e financeiros inerentes aos empreendimentos. 

Customizado
à sua Realidade

O SHMS é amplamente customizável às necessidades e características de cada cliente. Os dados podem ser originados de diversas fontes de monitoramento geotécnico, como, por exemplo, instrumentos de leitura automática, instrumentos de leitura manual, radares, estações meteorológicas, satélites e outros. Além disso, a solução pode ser integrada com diferentes tecnologias e sistemas existentes nas infraestruturas de Automação e Tecnologia da Informação do cliente. O SHMS integra todos os dados em uma base unificada e padronizada, de fácil acesso, permitindo com que sejam extraídos, processados e analisados por meio dos módulos que compõem a solução.

Integre com seu Negócio

Conforme a necessidade do cliente, o SHMS pode ser integrado aos sistemas que dão suporte ao negócio, coletando informações que possam suportar e agregar valor ao processo de monitoramento geotécnico e à tomada de decisão. As informações de sistemas, tais como gestão, financeiro, CRM e outros, podem ser obtidas e cruzadas com dados e informações referentes ao monitoramento geotécnico, maximizando ainda mais o processo de tomada de decisão.

Módulo do SHMS Monitoring System

Integrador de dados

Responsável pela integração dos sensores instalados nas estruturas geotécnicas em uma base de dados unificada e padronizada. É composto por um Sincronizador de Dados, responsável por realizar as interfaces entre o SHMS e os diversos tipos de sensores e conexões e uma base contextualizada em um Data Warehouse, provendo um repositório centralizado de rápido acesso à grande quantidade de dados obtida.

Monitoramento

Permite o monitoramento em tempo real das leituras realizadas pelos sensores. Este monitoramento ocorre com a representação georreferenciada dos instrumentos em modelos 2D ou 3D e suas respectivas leituras plotadas em gráficos de séries temporais. Parâmetros de alarmes são configurados, de modo que qualquer comportamento que esteja foram dos intervalos definidos, sejam automaticamente identificados e emita alertas aos responsáveis.

Análises Estatísticas​

Módulo onde são realizadas análises estatísticas históricas e futuras dos dados coletados. É possível consultar informações sobre quais sensores afetam os demais, bem como análises quantitativas e qualitativas dessa interação, além de análises descritivas, tendências com classificações, agrupamento de séries similares, entre outros. Também, são realizadas previsões das medidas futuras com as incertezas estatísticas associadas, bem como de prováveis intervalos de falhas.

Análise de Estabilidade​

Permite o cálculo do fator de segurança de taludes, valor que determina o quão estável está a estrutura. A análise é feita por métodos de equilíbrio limite, em conjunto a métodos estatísticos, permitindo análises mais precisas das estruturas. Além disso, os métodos de elementos finitos fornecem simulações das tensões e das deformações ao longo das regiões de análise e das prováveis superfícies de falha.

Geologia​

Possibilita a interpolação das propriedades geológicas e geotécnicas do solo, a partir dos pontos de coleta de material (sondagem), por meio de algoritmos de interpolação espacial (Krigagem, equações de base radial, inverso do quadrado da distância, entre outros), os quais produzem, além de resultados determinísticos, análises estatísticas das propriedades de interesse.

Relatórios

Permite aos gestores obter relatórios automáticos a partir de análises estatísticas, informações de inspeção e monitoramento em campo, anomalias, ações corretivas. Todos os relatórios podem ser customizados à realidade de cada estrutura geotécnica.

Anomalias

Responsável pelo cadastro e gestão de anomalias identificadas nas estruturas geotécnicas do empreendimento. Todas as anomalias podem ser priorizadas, detalhadas e atribuídas ações para a correção e resolução dos problemas. A partir de dispositivos móveis em campo, os técnicos podem vistoriar e informar acompanhamentos das respectivas ações em execução.

Interessado em nossa solução?