Nós ajudamos a preservar o Meio Ambiente

Celebrar a natureza é muito mais do que abraçar árvores ou aplaudir o pôr-do-Sol. Afinal, o meio ambiente nos fornece diversos recursos fundamentais para a nossa vida, como o ar, a água e o alimento. Por isso, o dia 5 de junho foi estabelecido como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Nessa data, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, é comum vermos manifestos e outras medidas criadas em prol da preservação do meio ambiente – como combate à poluição e ao desmatamento – e da criação de uma postura crítica aos problemas ambientais.

Em 1981, o Brasil foi além e instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente com o objetivo de incluir a sociedade na discussão de pautas sobre a preservação do nosso patrimônio natural. Este ano, o tema da Semana do Meio Ambiente será a Biodiversidade – então não estranhe caso se depare com esse tema em diversas mídias e perfis das redes sociais. Nem sempre conseguimos mensurar o impacto que o homem causa ao planeta. Assim, ações corriqueiras ganham grande relevância no que tange à preservação – como encomia de água e energia; o consumo consciente, com reciclagem e reaproveitamento de matéria-prima; entre outras atitudes.

A IntellTech, como representante do setor de tecnologia, reforça o seu compromisso com a preservação do Meio Ambiente. Além de adotar ações ambientalmente responsáveis na nossa atividade diária, também disponibilizamos as nossas soluções para que a empresas de mineração e afins possam minimizar o impacto da sua atuação em cada localidade em que estão inseridas. Durante essa semana, também usaremos as nossas redes sociais para discutir temas relacionados ao Meio Ambiente, como biodiversidade, poluição do ar, cuidados com os recursos hídricos e outros. Dessa forma, também emprestamos as nossas plataformas digitais para funcionarem como instrumentos para os nossos clientes utilizarem em ações de responsabilidade ambiental. Assim, ajudamos a evitar desde o desperdício de recursos naturais até acidentes mais graves, de alto impacto nas comunidades.

Além de reiterar nosso compromisso, convidamos todos vocês, leitores, parceiros e clientes, a também se comprometer com a Preservação do Meio Ambiente. Para isso, listamos algumas atitudes ambientalmente parceiras, para te ajudar a dar os primeiros passos:

  1. Feche a torneira

O consumo de água potável consome uma grande quantidade de outros recursos – como energia elétrica e produtos de tratamento. Mesmo assim, a água limpa é um recurso cada vez mais escasso, seja por causa da poluição dos rios, a falta de cuidado com as nascentes ou, até mesmo, a redução na quantidade de chuva. Por isso, feche a torneira! Há diversas formas de economizar no consumo de água e de reutilizar o mesmo recurso mais de uma vez.

  1. Apague a luz

Além de desligar equipamentos eletrônicos, passar menos tempo no chuveiro e apagar a luz sempre que um ambiente estiver vazio, é necessário repensar na quantidade de energia gasta para a produção de itens e, também, na compactação de lixo. Repense os seus hábitos para consumir sempre o mínimo necessário.

  1. Consumo consciente

De água, de energia, de produtos. Como dissemos no tópico anterior, gastamos muita energia na produção de novos itens e, até, na reciclagem de outros. Por isso, é importante questionar a necessidade de novas compras. Ao invés de comprar uma roupa nova, que tal repaginar uma que já tem no guarda-roupa? Antes de jogar um equipamento fora, não seria possível utilizar algumas peças para criar outro produto ou consertar algo que está quebrado?

  1. Reduza, recicle, reuse

O slogan já é conhecido há bastante tempo, mas ainda há quem não tenha incorporado esses conceitos como hábitos. Comece usando menos papel ou trocando o copo descartável por uma caneca. Lembre-se de que pequenas mudanças são capazes de promover grande impacto. Assim, deixamos nosso dia a dia mais prático e contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.

Comece hoje, com o que tiver à sua disposição. Aproveite essa Semana do Meio Ambiente para pensar sobre o que você pode fazer individualmente e, também, na sua empresa. E fique atento: em breve, traremos novidades sobre esse tema.