IntellTech Intelligent Technologies

Fundo verde com uma tela de computador com gráficos e linhas de informações com númeiros e textos. Ao lado da tela, está escrito Sistema de monitoramento de barragens: a importância do PMO durante a implementação.

Sistema de monitoramento de barragens: a importância do PMO durante a implementação

Quando o assunto é sistema de monitoramento de barragens, podemos dizer que estamos falando em proteção à vida e ao meio ambiente, pois qualquer falha em registros de dados e análises de informações pode causar grandes tragédias como a de Mariana e Brumadinho.    

Assim, ter uma equipe totalmente dedicada no planejamento e acompanhamento da implementação do sistema é importante para garantia de sucesso na entrega e no objetivo do produto, como o Geo Inspector e o SHMS – Slope Health Monitoring System, soluções Web-Mobile integradas, analíticas e inteligentes da IntellTech.    

Conheça o PMO (Escritório de Projetos) 

Dentro do nosso time de especialistas em sistemas de monitoramento de estruturas geotécnicas, temos o PMO – Project Management Office, também conhecido como Escritório de Projetos, com analistas focados em planejar e acompanhar o processo de desenvolvimento e implementação dos sistemas nas mineradoras clientes e medir, junto ao nosso setor de Qualidade, o desempenho da plataforma.    

Através de metodologias aplicadas ao longo do projeto, sugeridas pelo guia PMBOKProject Management Body of Knowledge, como o ciclo PDCA – PlanDoCheckAct, o PMO adota boas práticas de melhoria contínua, como organização e armazenamento de histórico do projeto. Além disso, lições do que deu certo nas etapas anteriores são consideradas e aplicadas nas próximas, para garantir a eficácia do sistema de monitoramento de barragens.   

Esse acompanhamento constante assegura que todos os processos estejam sendo cumpridos, conforme o escopo e requisitos do cliente, atendendo prazo, busca de resolução de problemas, boa comunicação e auxílio na redução de custos.   

Por que o acompanhamento do PMO é importante no sistema de monitoramento de barragens?  

Como em qualquer outro tipo de sistema, o acompanhamento do PMO é essencial para ter uma plataforma que atenda aos objetivos iniciais e com qualidade. Mas aqui estamos falando de um sistema de gestão de barragens, com foco em monitorar instrumentos, como piezômetros, inclinômetros e radares geotécnicos, onde o Geo Inspector e o SHMS levantam os dados e fornecem informações valiosas, associadas à verificação de ativos e estruturas, para tomadas de decisão mais assertivas.   

Mais que monitoramento de projeto, o objetivo principal é agir antes que qualquer acidente ocorra, através das informações levantadas com precisão por nossas soluções. Assim, cada dado tem que ser certeiro e, para que isso aconteça, é necessário a assistência do PMO do início ao fim, focado nas demandas de cada cliente, onde existem parâmetros específicos, sendo a qualidade um dos critérios de sucesso a ser alcançado.   

Como o desenvolvimento e a implementação são processos que levam tempo e possuem vários testes e feedbacks, é comum que imprevistos ocorram até que o sistema esteja totalmente finalizado e implementado. Por isso, o acompanhamento do PMO é importante para a tomada de ação de contenção imediata. Após a identificação da causa raiz, um novo plano de correção é traçado, com uma solução efetiva.    

O desenvolvimento do Geo Inspector e SHMS envolve diversos setores da IntellTech, sendo todos importantes para a qualidade da entrega das soluções e na eficiência dos resultados. Queremos ajudar as mineradoras a evitarem acidentes e manterem sua responsabilidade social e ambiental, seguindo os avanços da legislação nacional e as boas práticas internacionais de segurança.  

Já pensou em ter um sistema de monitoramento de barragens que proporciona segurança no dia a dia da sua mineradora? Agende agora uma conversa com os nossos especialistas e conheça todas as funcionalidades que Geo Inspector e SHMS têm para supervisão de estruturas geotécnicas.