Intelltech: inteligência à serviço das melhores decisões

Fornecer dados e informações precisas em tempo real para melhorar e facilitar a tomada de decisões: com esse objetivo, a Intelltech surgiu em 2016. A startup nasceu da reunião de expertises de Luiz Albino Teixeira Júnior, Everton Luiz Garcia e Antônio Carlos Zandoná e ganhou forma e relevância após o incidente com a barragem em Mariana (MG), acontecido em novembro de 2015.

Mas, antes mesmo de formar a empresa, Luiz Albino já se questionava de que forma utilizar os seus conhecimentos técnicos e profissionais para oferecer uma solução tecnológica para o mercado que, ao mesmo tempo, trouxesse benefícios para toda a população no entorno.

Para conhecer toda a trajetória de formação da Intelltech, compreender o seu segmento de atuação e a importância dos seus produtos para o mercado, continue a leitura. Nos próximos tópicos traremos todas as informações.

Preparados para as oportunidades

A IntellTech é uma empresa de tecnologia de software com o foco em Hard Science. Para tanto, atua de forma a integrar as áreas de TI, Estatística e Geociências e produzir predições e análises baseadas em dados quantificáveis e modelos matemáticos, com alto grau de precisão e objetividade.

Seu negócio principal está no provimento de Plataformas WEB-Mobile integradas e inteligentes de monitoramento e inspeção de estruturas geotécnicas em minas, barragens e estruturas semelhantes. Tudo isso de forma on-line e em tempo real.

Ou seja: ao optar pelos sistemas da IntellTech, o cliente tem à sua mão uma eficiente ferramenta que contribui tanto para a tomada de decisões com rapidez, quanto para evitar problemas estruturais de todos os tamanhos – inclusive catástrofes como as que aconteceram em Mariana e Brumadinho, ambas cidades do estado de Minas Gerais.

A empresa foi criada por especialistas com forte formação acadêmica e ampla experiência em gestão de risco de estruturas geotécnicas, inicialmente com foco em barragens hidráulicas de usinas hidrelétricas. Com o rompimento da barragem de Fundão, ocorrida em 2015 em Mariana, os sócios redirecionaram o seu projeto para atender às necessidades de monitoramento e inspeção de barragens de empresas de mineração.

Após o desastre, os fundadores identificaram a oportunidade de redirecionar todo o desenvolvimento para barragens hidráulicas, feito até então para atender ao setor mineiro. Isso porque compreenderam o aquecimento desse mercado, devido ao impacto social, financeiro, político, ambiental e humano acarretado pelo desastre em Mariana. Assim, juntaram-se para avançar com um plano de prospecção de clientes e desenvolvimento de protótipos.

Visão e valores

A empresa já nasceu com a missão de desenvolver soluções tecnológicas personalizadas, capazes de transformar dados em informação – ou seja, capazes de gerar inteligência e de reduzir as incertezas no processo decisório.

Some-se a isso o objetivo de se tornar uma das principais referências mundiais no segmento, sempre prezando por:

  • Interesses coletivos acima dos individuais;
  • Ética e verdade;
  • Segurança e sigilo;
  • Qualidade e compromisso;
  • Inteligência, criatividade e inovação;
  • Foco no resultado.

Com esse ímpeto, em apenas dois meses a Intelltech já iniciava a atuação em seu primeiro cliente com um protótipo do sistema, hoje melhorado e conhecido como Geo Inspector.

A atuação seriada respeitou todos os ideais dos fundadores, que trabalharam em conjunto com os clientes no desenvolvimento de uma solução sólida e assertiva, capaz de atender às necessidades gerais do mercado e individuais de cada cliente e localidade.

Assim, hoje é possível atender a uma gama mais completa e complexa de empresas, sem que haja perda na eficiência da ferramenta e com total integração entre os sistemas e programas utilizados.

Profissionais, produtos e serviços

A IntellTech contratou os primeiros três colaboradores ainda na fase de desenvolvimento do primeiro protótipo. Hoje, conta com uma força de trabalho de 43 profissionais altamente qualificados. São PhD, Doutores, Mestres e Especialistas, formando uma equipe multidisciplinar, nas áreas de Geociências, Data Science, Tecnologia da Informação e Gestão. Assim, podemos afirmar que temos um sistema inédito para o setor mineral e que pode ser expandido para outros segmentos.

O sistema Geo Inspector já possuiu 12 módulos desenvolvidos, cada um deles dedicado à monitoria e análise de etapas específicas do trabalho desenvolvido em campo.

Além deste, também oferece o SHMS, plataforma digital que pode ser vista como “integrador universal”, pois é capaz de integrar:

  • Geo Inspector (dotado de todos os dados de instrumentos e sensores manuais, informações de inspeções e de gerenciamento de anomalias);
  • Qualquer tipo de instrumento ou sensor automático (como radares, satélites, estações robotizadas);

Instrumentos de dados e informações oriundos de sistemas especialistas (E-Commerce, CRM, PIMs, SAP, etc) e/ou de diferentes áreas (como, por exemplo, Automação, Geotecnia, Planejamento e Tecnologia da Informação).

Além do desenvolvimento contínuo de novas funcionalidades e soluções, a IntellTech investe no aprimoramento de processos operacionais. Em foco estão os processos de pesquisa e desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão operacional e gestão de clientes e mercado.

Quanto a serviços, a IntellTech trabalha com a customização corporativa integrando e incorporando o Geo Inspector e o SHMS à sua realidade e às regras dos negócios. A integração acontece de forma colaborativa, em conjunto com o desenvolvimento de novos módulos e funcionalidades.

Os processos gerenciais também estão em reformulação. Assim, a empresa pretende fortalecer a atuação em gestão empresarial e de liderança, a gestão de talentos, a gestão financeira, a gestão de suprimentos, a gestão dos processos e o sistema de governança. Afinal, a IntellTech cria sistemas, mas é necessário ter pessoas altamente capacitadas por trás, de forma a entregar a melhor solução para as dores dos clientes.

Fale com a IntellTech

Com essa história, a IntellTech se destaca como promessa de uma companhia global, diferenciada, única e potencialmente atraente no mercado, tanto pelo modelo de negócio, quanto pela potencialidade econômica.

Se você, assim como os nossos outros clientes, acaba de descobrir o que realmente precisava para otimizar o trabalho da sua equipe, não perca mais tempo. Entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre os sistemas online, o monitoramento e as análises automáticas propiciadas pelos nossos produtos. Acelere o processo de tomada de decisões e descubra que é possível aumentar a segurança da sua barragem com apenas um clique.

 

Central de Atendimento:

+55 (45) 3523-1664

+55 (34) 3026-7450

contato@intelltech.com.br