IntellTech Intelligent Technologies

Conheça o Módulo de Análises Big Data e Preditivas da Plataforma SHMS

A plataforma SHMS é uma Solução Digital de Monitoramento de Ativos que foi desenvolvida pela IntellTech possui um módulo exclusivo de análises estatísticas denominado “Análises Big Data e Preditivas”.   

O nome foi escolhido por resumir o conceito de criação deste módulo, que permite: 

  • Apurar uma série de dados simultaneamente, cruzando-os de diversas formas e extraindo deles as informações mais pertinentes às tomadas de decisões (Big Data); e 
  • Mensurar o melhor momento para realizar as manutenções, evitando perdas (Análise Preditiva) 

Mesmo sendo funções importantes, as análises Big Data e Preditivas não são as únicas realizadas por esse módulo. Ao contrário, ele permite a realização de diversas operações diferentes e complementares, que passam por análises de períodos (de tempo e épocas do ano), instrumentos, das estruturas, entre outras. A tecnologia também realiza comparações entre os dados aferidos, incrementando a informação extraída destes dados.  

Inteligência em série 

Essas técnicas de previsão utilizam métodos inteligentes para calcular o intervalo da série temporal que será utilizado para a modelagem dos dados, bem como para ajuste do melhor modelo descritivo a ser utilizado para a previsão de medidas futuras 

São muitas as vantagens em utilizar o módulo de Análises Big Data e Preditivas da plataforma SHMS. O módulo pode ser utilizado para gerar um dashboard de monitoramento e, ainda, gerar relatórios digitais dinamicamente criados 

Vale ressaltar que o módulo possui um plugin para Microsoft Word e Microsoft Excel, o que viabiliza a exportação dos dados. Dessa forma, os usuários podem incorporar os seus gráficos e relatórios pré-existentes ao sistema que utilizá-los internamente. 

Considerando a gama de características exclusivas desse módulo, listamos aquelas que fazem mais diferença no dia a dia dos seus usuários. Assim, pode-se compreender melhor a funcionalidade e descobrir se ela se adequa à necessidade da empresa.  

Continue a leitura e confira!

Características exclusivas do SHMS 

Já abordamos a versatilidade do módulo Análises Big Data e Preditivas da plataforma SHMS e destacamos a variedade de dados e componentes que podem ser avaliados durante o monitoramento. Mas, além das análises e cruzamento de informações, precisamos destacar os recursos gráficos e de design da solução. 

Esses elementos contribuem para a experiência dos usuários, facilitando a compreensão e localização das informações oferecidas pelo módulo. O dashboard traz, ainda, outros elementos em seu layout – como gráficos, caixas de texto, imagens e linhas divisórias. Com esses recursos, o usuário consegue criar gráficos e relatórios personalizados, customizando não apenas as informações como, também, a identidade visual de relatórios e planilhas. 

Abaixo, listamos algumas características exclusivas do módulo:

  1. Análises temporais 

Uma das possibilidades oferecidas é a visualização de séries temporais. Ou seja, os dados coletados ao longo do tempo pelos instrumentos, bem como os dados transformados por meio de fórmulas previamente cadastradas, podem ser avaliados em diferentes intervalos temporais. 

  1. Histórico de Estacionariedade 

Com os mesmos dados temporais também é possível fazer uma previsão estatística de quando pode ocorrer um deslizamento de material. Isso se dá devido à classificação da série temporal, identificando se está estacionária ou, ao contrário, se apresenta velocidade ou aceleração.  

3) Análises Espaciais 

Além das análises relacionadas à passagem de tempo, o módulo executa análises espaciais. Assim, consegue determinar o deslocamento dos instrumentos – como inclinômetro, TDR’s, prismas e outros – ao longo da profundidade em que foram instalados. 

4) Box Plot (h3) 

O Box Plot é uma ferramenta especial dentro do módulo que permite ao usuário realizar análises por períodos passados. Essa solução é importante por utilizar os dados aferidos pelos instrumentos nos últimos anos e traçar o que é esperado das suas medições mês a mês, a cada trimestre ou em outros períodos pré-definidos pelo usuário 

5) Gráfico de componentes principais 

Este recurso permite analisar um grupo de instrumentos, comparando os seus resultados entre si. A informação pode ser gerada individualmente ou, ainda, mostrando todos os equipamentos no mesmo gráfico, ampliando a visão qualitativa do comportamento deles 

6) Gráfico de Tendências 

Este recurso possibilita a extração de tendências das séries temporais. Seu diferencial é o uso de diversas técnicas diferentes e complementares, como médias móveis simples e SSA. 

7) Gráfico de Representatividades 

Utilizado para apresentar as representatividades dos instrumentos, este gráfico possibilita o agrupamento de instrumentos. A partir da análise, o usuário consegue identificar qual deles apresenta mais variações e qual é o mais correlacionado aos outros. 

O módulo de análise estatística da plataforma SHMS também consegue mensurar características como cálculo de velocidade inversa, velocidade, aceleração, velocidade média, aceleração média, soma de dados em determinado período de tempo, diferenças de dados num período de tempo, entre outros recursos 

Em resumo, trata-se de uma ferramenta bastante potente, formada por diversas análises e funcionalidades. Com tantas qualidades, vale a pena fazer uma degustação da solução, não é mesmo? Entre em contato com nossa área de especialistas e descubra como a plataforma SHMS pode facilitar e otimizar o dia a dia da sua operação.