Conheça a Plataforma SHMS

O core business da IntellTech são as soluções de tecnologia para projetos digitais personalizados. Esses sistemas customizáveis são destinadas às atividades de monitoramento e análise de barragens e outros ativos similares e reúnem diversas informações e dados, elementos importantes para contribuir na tomada de decisões pelos contratantes. Enquanto o Geo Inspector é a solução utilizada no dia a dia, nas atividades em campo, o SHMS – ou Slope Health Monitoring System – consiste em uma plataforma mais completa, que reúne as informações captadas no Geo Inspector e faz uma sequência de cruzamentos e relatórios, consolidando as informações obtidas. Podemos afirmar que o SHMS pode ser visto como um conector universal, pela capacidade de integrar o Geo Inspector com todo tipo de instrumento ou sensor automático, de dados, utilizados em diferentes áreas. Em resumo, o SHMS agrupa, analisa e consolida todas as informações captadas em campo, por todo tipo de instrumento, e transforma todos esses elementos em informação útil e assertiva.
Desenvolvido no final de 2016, hoje já conta com 15 módulos diferentes, com atuação 2D e 3D. Nesse artigo, vamos destacar as principais características da ferramenta. Para saber tudo sobre o SHMS, continue acompanhando nossos posts e desvende todos os benefícios que a plataforma digital da IntellTech pode oferecer ao seu negócio.

Características SHMS

Algumas das características da SHMS são bastante semelhantes as do Geo Inspector – como o respeito aos artigos da Portaria 70.389/17, a opção de idioma (inglês, português e espanhol), a flexibilidade quanto às regras de negócios, a permissão de uso para diversos usuários com variados graus de acessibilidade, entre outros. Porém, por ser uma solução mais robusta e complexa, podemos destacar características que vão além da customização e do acesso remoto.
Confira:

  1. Tecnologia Web

O SHMS é uma Plataforma Inteligente, dotada de tecnologia WEB. Isso significa que somente os servidores precisam atender aos pré-requisitos de infraestrutura para a sua configuração. Dessa forma, não é necessário ter custos adicionais para a instalação do sistema. A plataforma também viabiliza uma série de funcionalidades, que podem ser executadas local ou remotamente. Esse é um avanço em relação à tecnologia Desktop, sistemas geralmente utilizados pelos outros sistemas integradores de monitoramento presentes no mercado, que não permite o acesso remoto.

  1. Integração

Pode ser visto como um integrador global, estruturado e arquitetado sob o conceito Data Warehouse (DW). Nele, todos os dados e informações de instrumentos (e/ou sensores) manuais ou automatizados instalados nas estruturas geotécnicas do cliente são centralizados e organizados. Também integra com sistemas especialistas (e-commerce, de automação, etc) e com outros programas e sistemas relativos às atividades de inspeção e ao gerenciamento de anomalias e de ativos, sem custo adicional.

  1. Experiência

O SHMS é o único sistema de monitoramento de estabilidade do mundo que dispõe o módulo de árvores de eventos/falhas dinâmicas. Essa característica aprimora, e muito, o monitoramento em tempo integral ou 24/7. Tal funcionalidade permite que a experiência, perícia técnica e o conhecimento das peculiaridades quantitativas e qualitativas das estruturas geotécnicas possam ser considerados na definição de alertas inteligentes e na construção de regras, para execução por parte do SHMS do monitoramento automatizado. Lembrando que a plataforma não pretende substituir as equipes das salas de monitoramento e, sim, fornecer informações e dados em maior quantidade e qualidade sobre a estabilidade das estruturas geotécnicas.

  1. Multidimensional

É o único sistema que provê análises de estabilidade 2D, com métodos de equilíbrio limite circulares e não circulares, determinísticos e probabilísticos, análises de sensibilidade, etc; e 3D, com métodos de Elementos Finitos, Análise de Confiabilidade, entre outros. Ambos os módulos podem ser visualizados simultaneamente, propiciando análises de estabilidade e de monitoramento mais completas.

  1. Intuitivo

A emissão automática de relatórios pode ser customizada com apenas alguns cliques, melhorando a interação e a experiência do usuário. Essa característica facilita, por exemplo, o preenchimento no SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração) do Extrato de Inspeção Regular de Barragem, que é uma exigência prevista no Art. 20 da Portaria 70.389/17.

  1. Personalizável

Além dos módulos padrões, o SHMS possui novos módulos centrais integrados e interdependentes. São eles:

  • Ensaios Geotécnicos Laboratoriais e de Campo
  • Modelagem 2D e 3D de Fraturas
  • Conciliação de Bancos
  • Modelagem Geológica, 2D e 3D
  • Planejamento Dinâmico de Cava e
  • Sequenciamento, Análise Econômico-Financeira de Cava e Sequenciamento e Gerenciador Global de Despacho de Caminhões.

Em resumo, o SHMS é uma solução customizada e adaptável à realidade do cliente. Por isso, podemos afirmar, se trata puramente de um software, já que é possível criar ou excluir módulos, redefinir processos e outras atividades, considerando as particularidades e as regras de negócio de cada cliente. Ou seja, o SHMS está sendo expandido para ser mais abrangente como solução ou sistema cujo objetivo é a digitalização, automatização e integração máxima possível, entre as áreas do empreendimento mineiro (como, operação, planejamento, monitoramento, financeira). Assim, podemos dizer que o produto que temos a disposição é, comumente, a etapa inicial de algo maior que será desenhado de acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes. Isso é modernização tecnológico para o setor de mineração – e também para qualquer outro setor que decidir conhecer e utilizar as soluções IntellTech.