Análise de Estabilidade: conheça o módulo SHMS dedicado a ela

Análise de Estabilidade é um conjunto de métodos – estáticos ou dinâmicos, analíticos ou empíricos. Eles são usados para avaliar a estabilidade das barragens de solo ou rocha, taludes, encostas ou barrancos.  

De forma prática, essa análise fornece parâmetros e subsídios para atestar a estabilidade de uma estrutura, ou auxiliar no entendimento de onde são necessários reforços. É usada em vários âmbitos da geotecnia, desde mineração e barragens até construção civil, especialmente em estradas. Dessa forma, contribuem para minimizar a ocorrência de acidentes com estas estruturas. 

Garantir a segurança do ativo, por meio de monitoramento constante, é o propósito das soluções desenvolvidas pela IntellTech. Nesse cenário, a análise de estabilidade é um dos postos-chaves da ferramenta SHMS, que possui um módulo dedicado a este monitoramento.  

Quando falamos sobre o módulo de Análises de Estabilidade Dinâmicas, ressalta-se a eficiência da Plataforma SHMS. Isso porque a ferramenta permite que a análise seja realizada de forma dinâmica, utilizando-se dos dados mais recentes de piezômetros locais para se atualizar as superfícies freáticas, disponibilizando os resultados em tempo real. 

As soluções desenvolvidas pela IntellTech podem ser acessadas e atualizadas de maneira remota, permitindo acesso aos dados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa facilidade é de grande valia no serviço de monitoramento, contribuindo enormemente para a segurança do ativo. Além disso, é possível aumentar o seu poder de decisão e antecipação aos fatos devido à alta precisão dos dados através das análises realizadas com o SHMS. 

Na Plataforma SHMS, os métodos abordados são equilíbrio limite e elementos finitos. Conheça a seguir algumas formas específicas de mensurar a estabilidade dos ativos: 

  • Equilíbrio Limite

Tipo de análise que compara as forças motrizes, ou seja, que induzem rompimentos com as forças resistivas destas, fornecendo como resultado a razão entre estas as forças resistivas e motrizes. Esta razão, que chamamos de fator de segurança, é calculada em várias superfícies ao longo da estrutura. Dessa forma, conseguimos buscar as suas regiões mais frágeis. 

  • Elementos Finitos

Discretiza a estrutura em elementos, normalmente triangulares ou quadrilaterais. Isso permite que se monte um sistema para analisar as forças e deformações geradas por estas ao longo de toda a estrutura. Também permite o cálculo de fatores de segurança, ao se reduzir os parâmetros de resistência dos materiais numericamente buscando o ponto de rompimento. 

Com essas características, implementamos métodos para análise por equilíbrio limite em solos por superfícies circulares e não-circulares, e elementos finitos elastoplástico. Além disso, os métodos de elementos finitos fornecem simulações de tensão e deformação ao longo da encosta. 

Ou seja: A análise de estabilidade é um processo fundamental para a manutenção dos ativos. E a melhor forma de realizá-la é contando com a eficiência de ferramentas e tecnologias criadas especificamente para esse processo.  

Por isso, se você precisa realizar esse tipo de análise e monitorar a segurança do seu ativo, IntellTech te traz a solução. Além de ouvir a sua necessidade e customizar soluções que atendam aos detalhes da sua operação, nossas soluções contam com a chancela das principais empresas do mercado. Assim, você pode ter o melhor de dois mundos: a segurança de uma solução previamente testada e aprovada somada à personalização e adequação da mesma ao seu negócio. 

Conheça mais sobre as soluções IntellTech aqui no nosso blog. E entre em contato com os nossos consultores para maiores informações.