IntellTech Intelligent Technologies

Integração e Disparo de Sirenes: Conheça o novo módulo do SHMS.

Todas as empresas mineradoras têm a responsabilidade de realizar a comunicação de alertas para as comunidades potencialmente afetadas em caso de uma ruptura de barragem, sendo assim, as sirenes são instrumentos essenciais de alerta para esse tipo de situação.  Existem diversos significados para o soar de uma sirene, porém, a maioria deles é associada a algum risco ou sinal de alerta para algo de errado que aconteceu ou está prestes a acontecer.

Imagem: Chiavini e Santos.

Em maio de 2020, a Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou a Resolução nº 32/2020, que revoga o artigo 15 da Resolução ANM n°13, de 2019, e faz alterações pontuais na portaria DNPM nº 70.389/2017. Dentre as principais mudanças, está a obrigação de acionamento automatizado de sirenes e de mecanismos de alerta. Anteriormente, era necessário ter Plano de Ação Emergencial apenas as sirenes que alertavam sobre Dano Potencial Associado Alto, contudo, com essa atualização, todas as sirenes de todas as barragens de mineração passam a ter essa necessidade. Além disso, houve também a inclusão de critérios mais rigorosos na classificação de categoria de risco em situações em que for constatado potencial comprometimento da segurança da barragem.

Em conformidade com a determinação legal de acionamento de sirenes, a IntellTech desenvolveu o módulo de acionamento dentro da Plataforma SHMS para auxiliar seus clientes no cumprimento dessa Resolução. O Módulo de Sirenes da Plataforma SHMS é utilizado para o acionamento de dispositivos de qualquer natureza. Para isso, é necessário que haja uma interface de acionamento com o dispositivo via software.

Este novo módulo, assim como os demais do SHMS, é dotado de tecnologia Web, permitindo ao usuário acionar a sirene de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à rede onde está instalado a Plataforma. Para dar suporte nas configurações de acionamento, o SHMS disponibiliza o módulo Árvore de Falhas, que permite que sejam criadas lógicas de alarmes de mais alto nível para o acionamento de um grupo de sirenes. A configuração e uso do sistema é simplificado e as lógicas criadas para o acionamento da Sirene dentro das mineradoras atenderão a real necessidade da área de geotecnia.

O acionamento das Sirenes pode ser automático ou semiautomático; de maneira automática, surge um timer para o acionamento, caso não for cancelada a operação, a sirene dispara. No modo semiautomático, um botão de acionamento é apresentado, caso o usuário queira acionar a sirene, dado que a árvore indicou um estado crítico para acionamento. Atualmente, o módulo está configurado para o acionamento de sirenes, mas futuramente poderá ser acionando comportas, drones, entre outros dispositivos.

Somando ao desenvolvimento desse módulo, a Plataforma SHMS deixa de ser apenas uma Solução que integra dados, processa e exibe resultados, e passa a ser uma Solução que aciona dispositivos a partir dos resultados e informações gerados na própria Plataforma, consolidando-se como única Solução Integradora para o processo decisório no monitoramento e ativos, estruturas e áreas.